O amor e ódio entre alunos e professores: vai pro Orkut!

O Orkut a cada dia atrai mais membros e a maioria desses membros são alunos e alunas. Além de um site de relacionamento o Orkut também é utilizado para expressar aqueles sentimentos mais "presos". As chamadas comunidades são feitas exatamente pra isso e é o local onde você fala daquilo que gosta, do que não gosta e uns e outros até acabam falando demais...
A relação de amor e ódio entre o professor e o aluno não fica somente restrito em sala de aula e nas conversas com os colegas, os alunos utilizam do Orkut para mostrar todo o ódio que sentem por seus professores, as comunidades com o tema professor chegam a mais de mil e esse número cresce a cada dia. 



As falas dos alunos mostram a decepção por seus professores, o falso amigo, aquele que não deixa colar nas provas, que na primeira oportunidade os prejudica com avaliações descabidas. Mais seria correto um professor deixar o aluno colar? Nota-se então a falta de comunicação entre os educadores e alunos, principalmente ao que se refere as avaliações e suas normas. 
A questão sexual também é demostrada através do Orkut, os alunos demonstram o desejo de contato sexual por meio das comunidades:


O ódio vem acompanhado da conotação sexual que lembra as palavras de Freud (2004) de que quaisquer processos afetivos mais intensos que ultrapassem certo limite, tais como as excitações assustadoras e angustiantes, seriam propagados para a sexualidade, ou seja, teriam um efeito sexualmente excitante. Para os alunos, terem este tipo de relação com seu professor é como se quebrasse a barreia de distância intelectual com o professor e provam para si e para seus colegas que seus mestres não são seres inatingíveis.
Não é fácil para o professor ter a imagem tão exposta assim e de maneira até mesmo agressiva nas redes sociais. Atualmente os alunos encontram o canal perfeito para extravasar suas desilusões, alegrias, frustrações e o ódio com a relação que tem com os seus mestres. E esse canal se chama Orkut!



0 comentários:

Postar um comentário