0 comentários

Oficina Movie Maker!

A Educação Infantil!


read more
0 comentários

O amor e ódio entre alunos e professores: vai pro Orkut!

O Orkut a cada dia atrai mais membros e a maioria desses membros são alunos e alunas. Além de um site de relacionamento o Orkut também é utilizado para expressar aqueles sentimentos mais "presos". As chamadas comunidades são feitas exatamente pra isso e é o local onde você fala daquilo que gosta, do que não gosta e uns e outros até acabam falando demais...
A relação de amor e ódio entre o professor e o aluno não fica somente restrito em sala de aula e nas conversas com os colegas, os alunos utilizam do Orkut para mostrar todo o ódio que sentem por seus professores, as comunidades com o tema professor chegam a mais de mil e esse número cresce a cada dia. 



As falas dos alunos mostram a decepção por seus professores, o falso amigo, aquele que não deixa colar nas provas, que na primeira oportunidade os prejudica com avaliações descabidas. Mais seria correto um professor deixar o aluno colar? Nota-se então a falta de comunicação entre os educadores e alunos, principalmente ao que se refere as avaliações e suas normas. 
A questão sexual também é demostrada através do Orkut, os alunos demonstram o desejo de contato sexual por meio das comunidades:


O ódio vem acompanhado da conotação sexual que lembra as palavras de Freud (2004) de que quaisquer processos afetivos mais intensos que ultrapassem certo limite, tais como as excitações assustadoras e angustiantes, seriam propagados para a sexualidade, ou seja, teriam um efeito sexualmente excitante. Para os alunos, terem este tipo de relação com seu professor é como se quebrasse a barreia de distância intelectual com o professor e provam para si e para seus colegas que seus mestres não são seres inatingíveis.
Não é fácil para o professor ter a imagem tão exposta assim e de maneira até mesmo agressiva nas redes sociais. Atualmente os alunos encontram o canal perfeito para extravasar suas desilusões, alegrias, frustrações e o ódio com a relação que tem com os seus mestres. E esse canal se chama Orkut!



read more
1 comentários

Papo de blogueiras da Educação!



Jéssica Ferreira diz:
poxa amiga, tava aqui pensando em como as tecnologias estão influenciando na educação, nós como futuras pedagogas que seremos temos que nos interar mais sobre esse assunto não acha? Já parou para refletir sobre como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade? De como essas mídias estão sendo incluídas?

Dani diz:
É eu concordo com você, acredito que hoje ainda exista uma certa resistencia dos professores em se integrarem a este mundo, por ser novidade, e pelos danos que essas teconologias podem trazer a sala de aula, mas não da pra negar que também pode trazer muito beneficios, aulas mais dinamicas por exemplo. Mas acredito que no nosso caso, não vai ser dificil juntar esses dois mundos. 

Dani diz:
E como você se sente diante desse desafio?

Jéssica Ferreira diz:
Me sinto na obrigação de tentar conhecer ao máximo tudo que está ao meu alcance sobre o assunto, somos jovens e o que não nos falta é tempo e disponibilidade para aprender, já temos a vantagem de nascermos nesse mundo da tecnologia, e isso pode nos ajudar a ter um acesso mais fácil a estas mídias, afinal a tecnologia está em tudo, e creio que pode nos beneficiar de diversas formas...

Jéssica Ferreira diz:
e como vem sendo a sua prática? Como você acha que pode ajudar?

Dani diz:
Querendo ou não o ambiente virtual e as novas tecnologias ja fazem parte não só da nossa vida pessoal como acadêmica, hoje na UnB quem é que vive sem o moodle? haha. Agora também tem o blog que é uma proposta super legal de incluir esses recursos tecnologicos na educação, e de fato é um desafio, pra você então... Mas acredite que até a nossa fase de colocar em pratica como profissão vão ter alguns

Dani diz:
avanços, quem sabe um computador pra cada aluno não é? Mas mostrar como é importante unir essas duas coisas, é fundamental, não da pra separar mundo de educação. E qual é a sua postura diante dessa necessidade de aprender e acima de tudo 'aprender a ensinar'?

Jéssica Ferreira diz:
O aprender a ensinar é muito importante, acredito que aprendemos uns com outros na convivência, e ensinando a um colega, ou até mesmo na relação professor e alunos, quando se aprende mostrar e auxiliar ao outro como se faz fica bem mais fácil, muitos tem a dificuldade de lidar com esse novo mundo dos aparelhos eletrônicos, e o ensinar nesse ponto é fundamental, nas aulas creio que poderemos 

Jéssica Ferreira diz:
discutir mais e mais sobre esses assuntos com nossos colegas, e vamos fazer isso não é mesmo?

Dani diz:
Vamos sim, ensinando, aprendendo, tudo ao mesmo tempo.

Visitem a blogueira Dani Amorim:
read more
0 comentários

As redes que ajudam!

Que aluno hoje em dia não tem um celular, um notebook ou outro aparelho que o conecte ao mundo virtual? Que aluno não tem pelo menos uma conta em alguma rede social? E que tal usar isso a favor da educação?
Muitos professores percebem a facilidade com que os alunos lidam a este tipo de mídia e também percebem que podem utilizá-las ao seu favor tornando a aula mais dinâmica e mais interessante.
Confira na reportagem exemplos de professores que utilizam das redes sociais para chamar a atenção de seus alunos.


read more
1 comentários

As redes sociais.. conhece?

     As redes sociais são paginas da web que facilitam a interação com pessoas de diversos locais, elas proporcionam meios diferentes de comunicação, e compartilhamento de informações. Hoje em dia estão super em alta e isso é perceptível no nosso cotidiano não é mesmo?


     Em quase tudo o que fazemos lá estão elas ao nosso lado, vamos contando tudo que fazemos minuto a minuto, compartilhando com os amigos notícias e todas as informações possíveis.
    No celular, no computador em qualquer lugar elas podem ser acessadas, a facilidade de distribuir informações através delas só atrai mais e mais pessoas a fazerem parte deste mundo.
     Neste blog pretendo associar as redes sociais com a educação, como elas podem ajudar ou atrapalhar? Isso é o que nós vamos discutir... Tecnologia, jovem e educação tá tudo conectado!
read more
0 comentários

O Jovem a Tecnologia e a Educação

     Hoje em dia o que mais podemos ver é como o jovem está inserido no mundo da tecnologia. O que antes era para poucos, agora está disponível para quem deseja. Crianças que brincavam de carrinho, de boneca, trocaram todos os seus brinquedos por objetos da atualidade como computadores, vídeos-games e etc.



     Sabemos que está mídias podem nos ajudar de várias formas no nosso dia-a-dia, nos trazem comodidade e o acesso de informações ficam bem mais fácil e rápido. Mas elas também podem nos prejudicar, principalmente aos jovens e as crianças. O acesso mais fácil a praticamente tudo, faz com que as crianças tenham a liberdade de acessarem sites não adequados para a sua idade. além de jogos violentos que acabam influenciando-as.

     Na educação a tecnologia também tem os lados positivos e negativos. Há alunos que sabem utilizar destas mídias para estudar, mas outros utilizam desta para entrar na redes sociais, ou em jogos que acabam deixando o aluno viciado e faz com que ele deixe de lado o estudo. Outro ponto negativo são o famosos botões crtl+c e ctrl+v que os jovem utilizam para fazerem seus trabalhos escolares que são copiados da internet. 

     Sabemos que tudo o que utilizamos hoje em dia tem o seu lado bom e o seu lado ruim, o que nos resta é saber separar aquilo que pode nos acrescentar algo de bom e deixar de lado o que pode vir de ruim, e aconselhar as nossas crianças de que tudo o que envolve a tecnologia deve ser utilizado de forma correta para que assim as mídias nos ajudem de toda a forma possível, afinal isso é o chamado futuro!
read more